2º dia ´novena 2015

2º dia—08/08 sábado
Pe  Jose Marcelino —Paróquia São Manoel  de  Mutum -MG
Liturgia/ comunidade—Santa Efigênia de Santaninha
Tema do dia: Pastoral da Juventude e os desafios na evangelização

Pe, José Marcelino de Mutum-MG e Pe, Agnel, o anfitrião

Leituras do Dia
1ª Leitura - Dt 6, 4-13
Salmo - Sl 17,2-3a. 3bc-4. 47.51ab (R. 2)
Evangelho - Mt 17,14-20

Homilia pelo padre José Marcelino
Eu sou o padre José Marcelino, amigo do padre Agnel, que a convite dele estou aqui, celebrando pela primeira vez, nesta paróquia de Nossa Senhora do Amparo. Nós estamos aqui, neste segundo dia, da novena para pedir a Deus as suas bênçãos. Bênçãos para a nossa caminhada. Nossa caminhada comunitária e pedir perdão das nossas faltas. Pedir perdão pelos nossos pecados e pedindo forças para seguirmos a nossa caminhada de pastoral.
Hoje é o dia também de São Domingos. Ele que viveu na simplicidade, na pureza, na autenticidade do evangelho do espírito missionário. Nos dias atuais, tudo que vemos nas mídias sociais, as notícias, os acontecimentos nos deixam desesperados ao vemos as confusões, as violências, as falcatruas, as corrupções dos governos. E eu fico pensando o que ou em que nós hoje enquanto seres humanos podemos nos apegar para nos convidar e dar sentido para nossa vida socialmente falando, dos homens? Eu fico pesando que entre os homens há uma carência de um exemplo de uma direção firme. Enquanto pessoas de fé, não tenho dúvidas que a nossa direção está em Jesus Cristo ressuscitado, na Palavra de Deus. 
De fato, Jesus é o nosso caminho. Quando a gente vê a vida dos santos e aí lembro de São Domingo de Gusmão que foi uma referência, no seu tempo, porque ele foi o portador de Deus, portador da graça de Deus, e ao mesmo transmissor da graça de Deus, da mensagem de Deus, da esperança, da Palavra de Deus. 
E que nós também, aqui nesta noite, nos abasteçamos da Palavra de Deus, da Eucaristia e assim saiamos daqui e sejamos transmissores da Palavra de Deus, na certeza de como filhos e filhas de Deus somos responsáveis por transmitir tudo o que aqui aprendemos. Alimentados somos convidados a agir nas pastorais, no exercício de nossa missão, nas nossas comunidades, e tornar o nosso mundo mais santo e melhor. 
Nós cristãos e católicos, estamos na contramão da história, dos sentidos dos nossos valores da nossa profissão de fé. A Igreja ela age como mãe ela não concorda e não aceita tudo que passa com o ser humano mas, ela acolhe e deseja que todo homem/mulher encontre seu caminho. O caminho da Igreja, o caminho do amor, o caminho da fé, o caminho da esperança. 
O texto que ouvimos de Deuteronômio em todos estes dias na liturgia diária nós estamos vendo Moisés. Moisés que era um homem de Deus, que foi destinado a tirar o povo da escravidão do Egito. Ele que em algumas vezes foi colocado em apuros por causa do povo que ele conduzia e que murmurava contra ele. “Moisés  falou ao povo, dizendo:  Ouve, Israel, o Senhor, nosso Deus, é o único Senhor.  Amarás o Senhor teu Deus  com todo o teu coração, com toda a tua alma 
e com todas as tuas forças.  E trarás gravadas em teu coração todas estas palavras que hoje te ordeno”.  Esta fala de Moisés é muito forte.  Ele faz um apelo para o amor a Deus e por inteiro.
A forma que amamos a Deus, tem sido por inteiro?  Um amor forte?  Nós devemos nos agarrar a Deus com toda a nossa força, a nossa confiança. Só a Deus devemos adorar.  No evangelho nós vimos que levaram uma pessoa para Jesus. Uma pessoa doente que antes tinha sido levado aos discípulos e não obtivera cura. E Jesus disse que ele será curado e os discípulos não curaram porque tinham pouca fé.  
E sua fé é de que tamanho? De uma agulha? O que você expulsa com sua fé? Uma pulga, um demônio,um carrapato,  um pernilongo. Mas, tenho uma fé muita pequena. Mas quem tem fé expulsa demônios até sem perceber, porque quem tem Jesus no coração e na vida  tem a luz, a esperança, a certeza. Quem tem a luz não tem as trevas, quem tem a esperança não tem desespero, quem tem a certeza não tem dúvida. Quem tem Jesus tem a luz e não anda nas trevas. 
Jesus disse: eu sou o caminho, a verdade e a vida. Quem vem a mim jamais terá fome, jamais terá sede. Quem crê tem a luz. Que nós temos expulsado com a nossa fé? 
Nós temos o poder de expulsar demônios com a nossa fé.  Não da forma banalizada pelo pentecostalismo, mas, com a nossa fé afastamos os demônios da violência, do desespero,  das incertezas, do ódio, da insegurança tantos demônios que nos faz mal.  Quem tem fé expulsa demônios e quem visita o santíssimo sacramento é curado, quem faz novena é curado. Quem tem fé é curado. A falta de fé adoece, nos faz desesperados. Quem tem fé confia em deus. Deus de Jacó, de Isaac,  Deus de Abraão . Deus dos antepassados.  Na carta de São Paulo aos Romanos capítulo 8 e versículo 31:  Se Deus é por nós quem será contra nós? Você confia em Deus? Vamos confiar em Deus. Vamos trabalhar. Não tenham medo da velhice, da doença, coloque-se nas mãos de Deus. Façamos a nossa experiência com deus. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário